Receitas

  • Bolo de Maçã 100% Integral

    Hoje o bolo aqui em casa foi de maçã 100% Integral. Super aprovado!! Vamos à receita! Ingredientes: 3 ovos 3 maçãs grandes 1/2 xícara de chá de óleo (usei óleo de girassol porque era o que eu tinha em casa hoje, mas já fiz com óleo de coco e ficou delicioso) 1 xícara de chá de açúcar demerara 2 colheres de café de canela em pó 1 xícara de farinha de trigo integral 1 xícara de farinha de aveia (com aveia em flocos também fica ótimo!!) 1 pitadinha de sal 1 col. De sopa de fermento em pó. Modo de preparo: Separe metade de uma maçã picada sem casca (acrescente a casca que foi retirada na massa) e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o restante das maçãs com casca, o óleo, o açúcar, a canela e a pitada de sal. Depois acrescente as farinhas e bata até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o fermento, misture delicadamente até que esteja encorporado. Em seguida acrescente a maçã reservada e se quiser, pode acrescentar castanhas picadas também. Unte uma forma com óleo e polvilhe com canela. Leve o bolo ao forno pré aquecido 180°C por 30 min ou até que o garfo saia limpo. Bom apetite!!

  • Rolinho de Pescada

    Hoje a receita do meu jantar chegou pelo correio!!. Resolvi testar um novo tipo de serviço em que você seleciona previamente o prato que quer fazer no site e eles entregam todos os ingredientes e as receitas para que você faça em casa. Achei interessante para quando queremos fazer algo diferente e não temos os ingredientes disponíveis em casa. A receita que fiz hoje ficou tão gostosa que resolvi compartilhar com vcs. É super simples de fazer. Primeiro tempere algum peixe de sua preferência com sal e pimenta do reino, na receita veio filé de pescada, mas pode ser salmão, atum, ou qualquer outro que goste, depois grelhe o filé no azeite e desfie, acrescente suco de meio limão e reserve. Então, abra uma folha de alga nori, coloque mais ou menos 1 colher de sopa de Cream cheese em uma parte da alga como na foto, depois coloque o peixe desfiado, cenoura ralada, cebolinha e gergelim. Enrole e corte ao meio. Pronto, viu que simples? Além de deliciosa é uma opção muito nutritiva!!

  • Pão 100% Integral

    Vi essa receita de pão integral na Internet e resolvi testar, achei super fácil de fazer e ficou incrivelmente delicioso!! 😊 Tenho que confessar que ficou até mais gostoso do que os pães que costumo fazer na minha maquina. Fiz algumas mínimas adaptações como trocar o óleo pelo azeite, o açúcar branco pelo demerara e acrescentei sal, que na receita original não ia. Então, vamos à receita por que eu não sou de esconder nada de vocês!! Pão 100% Integral Ingredientes: 3/4 de xícara de chá de leite morno 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva 1 ovo caipira 1 colher de sopa de fermento biológico seco 2 colheres de sopa de açúcar demerara 1 colher de café de sal marinho 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral. Bata no liquidificador todos os ingredientes menos a farinha, depois coloque a mistura em um recipiente e vá adicionando a farinha aos poucos, sempre mexendo até que a massa esteja homogênea. A massa fica bem elástica mesmo. Coloque a massa em uma forma untada com azeite e enfarinhada com farinha integral e deixe descansando por 1 hora. Depois, asse em forno pré aquecido 170°C por 25 à 35 min. Tenho certeza que você vai amar, bom apetite!!

  • Bolo de cacau 100% Integral

    Que tal um bolinho no fim da tarde cheio de fibras, antioxidantes e o melhor, muito sabor? Vamos à receita? Bolo de cacau 100% Integral Ingredientes: 3 ovos 1 xícara de farinha de trigo integral 1 xícara de farinha de aveia 2 xícaras de açúcar demerara 1/2 xícara de óleo de óleo de coco (pode usar óleo de girassol ou de soja se não tiver óleo de coco) 3 colheres de sopa de cacau em pó 2 xícaras de leite semi desnatado 1 col. De sopa de fermento em pó Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador menos o fermento. Por último, acrescente o fermento em pó misturando delicadamente, mexendo até que esteja totalmente incorporado na massa. Unte uma forma com pouco óleo e cacau em pó. Asse em forno pré aquecido a °C180 por mais ou menos 1 hora. Cobertura: Coloque em uma panela 3 col. De sopa cheias de cacau em pó, 3 col. De sopa cheias de açúcar demerara e 200 ml de leite semi desnatado. Mexa em fogo baixo até que a mistura fique cremosa e homogênea. Desligue o fogo e espalhe sobre o bolo ainda morno. Pronto, agora é só se deliciar, bom apetite!!

  • Ratatouille

    Hoje fiz uma espécie de ratatouille com os ingredientes que tinha na geladeira e ficou simplesmente delicioso!! Cortei 2 abobrinhas orgânicas, 1 berinjela orgânica, 1 cebola todos em rodelas. Refoguei a cebola no azeite até ficar douradinha, depois acrescentei as abobrinhas fatiadas, a berinjela e deixei refogar, coloquei 1 colher de sopa do catchup caseiro que eu tinha na geladeira já que não tinha tomates, temperei com sal marinho, manjericão e deixei refogando com a panela semi tampada até os legumes ficarem macios, por último acrescentei um pouco de uvas passas brancas e pronto!! Um acompanhamento delicioso, cheio de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes!! Viu como é simples colocar mais saúde no seu dia a dia? Agende uma consulta nutricional e tenha mais qualidade de vida!!

  • Catchup caseiro

    Ingredientes: 500g de polpa de tomate (não esqueça de olhar a lista de ingredientes se comprar pronto no mercado) 2/3 de xícara de chá de açúcar mascavo 1/2 xícara de chá de vinagre de maçã 1/2 cebola triturada 1 colher de sopa de azeite Sal marinho e pimenta do reino à gosto Modo de preparo Refogue a cebola no azeite, acrescente os demais ingredientes e deixe apurar em fogo baixo por 20 minutos. Está pronto!!

  • Hambúrguer caseiro

    Ingredientes: 500g de maminha moída (ou qualquer outra carne magra de sua preferência, pode ser músculo, patinho, coxão duro ou coxão mole) 1/2 cebola bem picadinha 1/2 cenoura ralada bem fininha Salsinha e cebolinha à gosto Sal marinho e pimenta do reino à gosto Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, molde os hambúrgueres e grelhe com um fio de azeite. Montei o meu com pão de hambúrguer com gergelim (se quiser deixar ainda mais saudável utilize o pão de hambúrguer integral), maionese temperada, hambúrguer caseiro, 1 fatia de mussarela, alface americana orgânica e catchup caseiro.

  • Bolinho de Brócolis

    Ingredientes: 2 xícaras de brócolis cozido e picado 1 ovo grande 2 col. de sopa de cebola picadinha 1/2 xícara de mussarela ralada 1/2 xícara de farinha de rosca (ou o suficiente para que consiga fazer bolinhas com a massa) salsinha e cebolinha à gosto sal à gosto Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até que fiquem bem homogêneos, vá adicionando a farinha de rosca aos poucos até que consigafazer as bolinhas. Coloque em uma forma untada com azeite em forno pré aquecido 200 ºC até que fiquem douradinhos. E pronto!!

  • Nuggets Caseiros

    Ingredientes: 500g de peito de frango 3 col. De sopa de farinha de aveia 1 col. De sopa de cebola picadinha 1 dente de alho picadinho 3 col. De sopa de salsinha, cebolinha e manjericão picados 1 col. De sopa de gergelim Sal marinho à gosto 1 ovo inteiro diluído com um pouco de água Farinha de aveia para empanar Modo de preparo: Bata o peito de frango no processador ou liquidificador, acrescente a cebola, o alho, os temperos naturais, o gergelim e o sal. Misture bem até que o frango esteja bem temperado, acrescente a farinha de aveia aos poucos. Faça bolinhas achatadas em formato de nuggets passe pelo ovo, depois pela farinha de aveia e então é só assar em forno médio até que estejam douradinhos ou fritar.

  • Aperitivos de Grão de Bico

    Ingredientes 250 g de grão de bico 3 a 4 fios de azeite de oliva Sal marinho a gosto 1/2 colher de chá de curry 1 pontinha de colher de chá de páprica doce Modo de preparo Deixe o grão de bico de molho de um dia para outro Troque a água e coloque para cozinhar em uma panela de pressão Após pegar pressão, conte quinze minutos e desligue. Escorra o grão de bico e coloque os temperos, mexendo bem para que todos fiquem temperados. Coloque em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos Alguns ficarão macios, outros mais crocantes, estão bons quando estiverem sequinhos. Biscoito vitaminado de aveia com chocolate Ingredientes 2 xícaras de chá de aveia 1 xícara de chá de açúcar demerara 1 xícara de chá de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento em pó ½ xícara de chá de margarina sem sal 2 ovos 1 colher de sopa de essência de baunilha 1 xícara de chá de chocolate amargo picado Modo de preparo Numa tigela junte a aveia, o açúcar, a farinha e o fermento, misture tudo. Acrescente a margarina e os ovos inteiros. Junte a essência de baunilha e trabalhe bem a massa até ficar homogênea. Acrescente o chocolate picado e torne a misturar. Com o auxilio de uma colher de sopa porcione a massa formando bolinhas. Distribua as bolinhas de massa numa assadeira untada, deixando um espaço de 3 cm entre elas; achate-as suavemente se quiser. Leve ao forno médio (180º C) por cerca de +- 20 minutos ou até os biscoitos começarem a dourar na superfície. Retire do forno e espere esfriar.

  • Biscoito vitaminado de aveia com chocolate

    Ingredientes 2 xícaras de chá de aveia 1 xícara de chá de açúcar demerara 1 xícara de chá de farinha de trigo 1 colher de chá de fermento em pó ½ xícara de chá de margarina sem sal 2 ovos 1 colher de sopa de essência de baunilha 1 xícara de chá de chocolate amargo picado Modo de preparo Numa tigela junte a aveia, o açúcar, a farinha e o fermento, misture tudo. Acrescente a margarina e os ovos inteiros. Junte a essência de baunilha e trabalhe bem a massa até ficar homogênea. Acrescente o chocolate picado e torne a misturar. Com o auxilio de uma colher de sopa porcione a massa formando bolinhas. Distribua as bolinhas de massa numa assadeira untada, deixando um espaço de 3 cm entre elas; achate-as suavemente se quiser. Leve ao forno médio (180º C) por cerca de +- 20 minutos ou até os biscoitos começarem a dourar na superfície. Retire do forno e espere esfriar.

  • Pão de queijo (sem queijo) de mandioquinha e chia

    Ingredientes: 1 xícara de chá de mandioquinha bem cozida e espremida 1 xícara de chá de polvilho azedo 1/4 xícara de chá de manteiga 1/4 de xícara de água quente 1 colher de chá de sal marinho 1 colher de chá de semente de chia Preparo: Em uma panela esquente a água e a manteiga até que surjam as primeiras bolinhas. Desligue o fogo. Coloque o polvilho, o sal, a semente de chia em uma vasilha e misture bem. Jogue a água quente por cima e misture. Junte a mandioquinha cozida e amasse para que a mistura fique homogênea. Faça bolinhas e asse em forno pré-aquecido +- 200ºC por cerca de 25 a 30 minutos.

  • Macarrão integral ao molho pesto com frango

    Ingredientes: 250g de macarrão integral (eu adoro o penne mas você pode usar o que preferir) Molho pesto: 1 maço de manjericão (você pode trocar por salsinha ou rúcula) 3/4 xícara de chá de nozes 1/2 xícara de chá de azeite de oliva (preferencialmente extra virgem) 1 dente de alho 1 pitada de sal marinho Frango grelhado 300g de peito de frango cortado com tiras 1 col. de sopa de vinagre de maçã 1 col. de sobremesa de azeite pra refogar (não precisa ser extra virgem, pois, será aquecido) Sal marinho e pimenta do reino à gosto Modo de preparo: Cozinhe o macarrão integral com 1 pitada de sal até que fique al dente, escorra e reserve. Molho: Bata no liquidificador ou triturador todos os ingredientes e vá adicionando o azeite de oliva até que vire uma pasta grossa, reserve. Frango: Tempere o frango com o vinagre de maçã, o sal marinho e a pimenta do reino refogue no azeite até que estejam douradinhos. Montagem: Em uma frigideira funda coloque o molho pesto e dilua com um pouquinho de água em fogo baixo, acrescente o macarrão integral, o frango grelhado e tomates cereja cortados ao meio. Sirva quente de se delicie.

  • Nhocão de batata doce recheado

    Ingredientes Recheio: 200g de queijo mussarela cortado em cubos ½ xícara de chá de espinafre cozido espremido e picado ½ colher de chá de orégano Massa: 1 Kg de batata doce 2 cubos de caldo de carne 4 colheres de sopa de amido de milho 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 1 colher de sopa de manteiga 2 gemas 1 pitada de noz moscada Molho: 4 tomates italianos maduros 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido) 10 folhas de manjericão 3 colheres (sopa) de azeite ½ cebola descascada 1 pitada generosa de açúcar 1 colher (chá) de sal 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora Modo de preparo Recheio: Misture todos os ingredientes e reserve Massa: Cozinhe a batata doce em um litro de água fervente com cubos sal marinho até que esteja macia. Escorra a batata doce e reserve a água. Esprema a batata doce, misture o amido de milho, o queijo, a manteiga, as gemas e a noz moscada até obter uma massa homogênea. Faça bolas de tamanho médio , amasse, coloque pequenas porções de recheio no centro e enrole. Acrescente à água reservada mais um litro de água e ferva. Coloque 2 nhoques de cada vez, assim que subirem retire da água e escorra. Molho: Faça um corte em 'x' na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Ferva 1 litro de água, assim que a água ferver, coloque os tomates. Quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com gelo – o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em 'x' puxe e descarte a pele. Numa tábua, corte os tomates em pedaços e transfira para o copo do liquidificador (se quiser, retire e descarte as sementes). Junte o tomate pelado (com o líquido) e bata até ficar liso. Corte ao meio e descasque uma metade da cebola. Reserve a outra para outra preparação. Lave e seque as folhas de manjericão. Coloque três colheres (sopa) de azeite numa frigideira grande e leve para aquecer em fogo médio. Junte metade do manjericão e deixe fritar por apenas dois minutos. Acrescente o tomate batido, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e o açúcar. Misture, junte a cebola (sem picar) e deixe cozinhar por seis minutos. Desligue o fogo, acrescente o restante do manjericão. Sirva a seguir