Dicas da Nutri

  • Vai curtir o carnaval?

    Então não se esqueça da hidratação!! Dê preferencia para a água, mas também vale água de coco, sucos naturais ou de polpa e chás gelados também naturais. Sucos de caixinha, refrigerante e chás gelados industrializados não são uma boa pedida, já que estão repletos de açúcar. Capriche nas frutas, verduras e legumes, pois, são alimentos ricos em água e também auxiliam na hidratação. Fazer picolés com sucos naturais também é uma forma bem gostosa de hidratar!! Cuidado com a bebida alcoólica, álcool em excesso e calor não formam uma dupla muito amiga, já que o álcool facilita a desidratação, o que pode atrapalhar bastante a sua festa e piorar muito a ressaca no dia seguinte, portanto, procure não exagerar para poder aproveitar bastante a folia!

  • 6 dicas para controlar os enjoos na gestação

    Hoje as dicas são para as futuras mamães, especialmente as que estão no primeiro trimestre da gestação sofrendo com os enjoos. É muito importante que a mamãe tente se alimentar da melhor maneira possível nesta fase em que todos os órgãos do bebê estão sendo formados, mas às vezes é tão difícil não é mesmo? Alguns truques da própria alimentação podem ajudar a lidar melhor com esse sintoma tão chato. Vamos às dicas? 1 – Sempre coma algo sólido antes de beber alguma coisa. Procure ter sempre 2 bolachas de água e sal na cabeceira da cama e coma antes de se levantar; 2 – A deficiência de vitamina B6 pode piorar bastante os enjoos, portanto, consuma alimentos ricos neste nutriente como banana, cereais integrais, frango, ovos, peixes e batata; 3 – Os vegetais verdes escuros, além de conterem ácido fólico, nutriente fundamental para a formação do tubo neural do bebê, também podem ajudar a reduzir os enjoos, pois, auxiliam a digestão; 4 – Coma pequenas porções de comida a cada 2 horas, não fique com fome, pois, isso favorece demais os enjoos; 5 – Coma bem devagar e mastigue bem os alimentos; 6 – Mantenha-se hidratada sempre com pequenos goles de água durante o dia todo, se estiver enjoada de água coloque algumas gotas de limão, ou folhas de hortelã na água para facilitar a digestão,a água de coco também pode ser uma boa pedida; Esta fase da gestação pode não estar sendo muito agradável, mas, se serve de consolo, saiba que isso vai passar logo e você poderá curtir melhor este momento tão especial da sua vida!!

  • 7 dicas para um final de ano equilibrado

    As festas de final de ano estão chegando, família reunida, bons sentimentos e muita comida gostosa na mesa... De fato, para a maioria das pessoas é um período delicioso e deve ser bem aproveitado!! Mas como tudo na vida, se não houver equilíbrio a magia acaba se perdendo pelo caminho. Por isso, separei algumas dicas para manter o equilíbrio no momento das refeições, para assim, podermos aproveitar de forma bem gostosa!! 1 - Não faça dietas restritivas antes dos dias de festas, as grandes restrições favorecem a compulsão alimentar, isso só fará você chegar no momento das festas pensando exclusivamente na comida e consequentemente comerá demais; 2 - Antes de se servir, olhe todas as opções e pense no que vai comer, já imagine seu prato antes de começar a se servir para evitar de pegar coisas por impulso que nem estava com tanta vontade; 3 - Coma devagar, mastigue bem cada alimento e preste atenção no que está comendo, saboreie bem cada alimento, coma com prazer e sem culpa (o sentimento de culpa nos faz comer mais); 4 - Faça suas refeições no dia da ceia normalmente, não espere ficar morrendo de fome para comer alguma coisa, isso favorece o exagero; 5 - Cuidado com a bebida alcoólica, além de ser muito calórico, o álcool nos faz perder a noção de quantidade e prejudica o paladar, tendemos a comer mais; 6 - Preste atenção aos sinais do seu corpo, pare de comer quando estiver satisfeito, não espere ficar super estufado, isso só fará com que se sinta mal depois de comer; 7 - Lembre-se que mais importante do que a comida é a presença de pessoas queridas e o momento de confraternização, cuidado com a supervalorização da comida, é sim uma parte deliciosa da festa, mas não deve ser o mais importante ok? Desejo à todos um Natal e Ano Novo cheios de amor, paz, saúde, caridade, gratidão, felicidade e esperança!! Um beijo enorme à todos vocês e até 2016!

  • Dica de compra

    Na minha última ida ao mercado encontrei esta opção de tomate picado sem semente congelado. Imediatamente pensei que seria uma ótima forma de otimizar meu tempo no preparo do meu molho de tomate (que por sinal já é mega fácil de fazer), testei em casa e deu super certo, meu molho de tomate natural ficou delicioso!! Humm. Evite os molhos industrializados, cheios de sódio e conservantes, faça seu próprio molho em casa, fica muito mais saudável e saboroso.

  • Nenhum EXCESSO é saudável!!

    Nenhum EXCESSO é saudável!! EXCESSO de sódio, de açúcar, de gordura, de glúten, realmente não é nada saudável, mas preste atenção, eu disse o EXCESSO!! Assim como EXCESSO de frutas, oleaginosas, cereais integrais e de todos os outros alimentos do mundo, sendo eles saudáveis ou não. De todos esses EXCESSOS, o que mais tem me assustado ultimamente é o da preocupação das pessoas com o peso, é o da vontade das pessoas serem o que não são, é a falta de aceitação da própria natureza, isso tem de fato me apavorado!! "Ahh mas eu me preocupo com a minha saúde..." Gente, EXCESSO de preocupação com a saúde também não é saudável! Viver em função do que é saudável e ter medo de tudo está bemm longe de ser saudável. Eu acho que comer sem prazer, preocupado unica e exclusivamente com a composição nutricional do prato é um crime contra si mesmo. De todas as coisas que nos dão prazer, comer é o primeiro da lista. Sim, para pessoas realmente saudáveis este é o primeiro da lista!! Vamos refletir sobre a relação que estamos tendo com a nossa alimentação? Esta relação deve ser tranquila, PRAZEROSA e para isso, é fundamental que haja EQUILÍBRIO e EQUILÍBRIO significa poder incluir uma pizza na sexta feira à noite com uma taça de vinho junto dos amigos regada a muitas gargalhadas. Não há necessidade de comer uma pizza inteira, isso não é EQUILIBRIO, mas fugir da pizza também está bem longe de ser. Coma com prazer e equilíbrio, essa é a melhor forma de manter a saúde e controlar o seu peso. Claro que não é fácil encontrar o equilíbrio, mas o primeiro passo para isso é parar de se proibir de tudo o tempo inteiro

  • Vamos falar de dieta?

    Se você já fez uma dieta com restrição de carboidrato, por exemplo, deve lembrar que, enquanto estava fazendo a dieta, o que você mais sentia vontade de comer era pão, massa, arroz, pizza, doces etc. E quando ouvimos que não podemos comer doce ou fritura de jeito nenhum? Mesmo as pessoas que não ligam muito pra doce, quando se veem diante de uma proibição, começam a sentir uma vontade louca de comer. Isso nos leva a uma péssima relação com a comida. Todo tipo de restrição alimentar severa é extremamente estressante para o nosso organismo e favorece a perda de massa muscular (inclusive, a maioria do peso que vemos diminuir na balança com essas dietas é proveniente de músculo e água), quanto menos massa muscular temos, mais lento é o nosso metabolismo. Não conseguimos manter uma grande restrição por muito tempo e quando voltarmos ao antigo hábito alimentar retomamos todo o peso perdido e mais um pouco. As dietas restritivas podem dar a sensação de que funcionam a curto prazo, mas, a longo prazo elas favorecem o ganho de peso. Não faça dieta, faça uma reeducação alimentar. A menos que você tenha alguma alergia alimentar, não existem alimentos proibidos, o que deve haver é equilíbrio, comer com consciência, o ato de se alimentar não deve ser estressante, deve ser um momento de prazer, um momento para cuidar bem de você.

  • Faça as pazes com a comida

    Comer tem que ser prazeroso, leve, não deve ser um problema na sua vida!! Hoje vou iniciar meu post falando sobre um assunto muito sério, os transtornos alimentares!! Muitos ainda acreditam ser frescura, bobagem, coisa de adolescente, mas é uma doença grave que afeta terrivelmente a vida do indivíduo e deve ser tratada com acompanhamento psicológico e nutricional. Você sabia que a grande maioria dos casos de transtornos alimentares se inicia a partir de uma “inofensiva” dieta restritiva? Já falei sobre dietas em um post anterior, mas vale a pena abordar este assunto novamente por que não estou falando apenas de dieta da sopa, dieta da proteína e dieta da Paola Oliveira, estou falando do terrorismo nutricional que tomou conta das redes sociais, programas de televisão e infelizmente até alguns consultórios médicos. Hoje para ser saudável você precisa excluir o açúcar porque ele mata, precisa tirar o glúten por que engorda e faz mal, a lactose também não pode, café com leite e pão com manteiga nem pensar... E viva a tapioca, batata doce e frango cozido, tudo com pouco ou nada de sal por que o sal também mata. Você também precisa ser magro, mas não estou falando unicamente da circunferência abdominal abaixo do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, você precisa ter a barriga tanquinho, não pode ter celulite nem pneuzinhos por que é feio (pelo menos isso é o que mostra a mídia e os meios de comunicação o tempo inteiro). E aí o que eu tenho escutado e lido muito sobre alimentação e reeducação alimentar é... Se você não tiver força de vontade nunca vai atingir seu objetivo, mas será mesmo que é só uma questão de força de vontade? Eu particularmente acho que a nossa relação com a alimentação vai muitooo além de força de vontade, temos uma relação social, cultural e emocional com a comida, encontros com amigos, visitas em casa, comemorações, todos esses eventos envolvem comida, por sinal, a maioria com glúten, lactose e açúcar. Eu sou a favor de nos aceitarmos como somos, não virarmos escravos de um padrão de beleza ditado pela sociedade, sou a favor de comer com prazer, da forma mais saudável possível, mas sabendo incluir sim um bolo de chocolate com bastante cobertura em uma tarde de domingo ou até de uma quarta feira, ué, se estivermos dispostos a apreciar e aproveitar mesmo aquele pedaço de bolo por que não? Sem medo de ser feliz, sem peso na consciência, sem achar que aquilo é um pecado mortal. Quando nos proibimos demais temos uma tendência enorme à idolatrar o que foi proibido e então, quando abrimos a exceção perdemos o controle e comemos muito mais do que gostaríamos de verdade, depois vem a culpa, a sensação de fracasso e a péssima relação com o alimento. Reeducação alimentar vai muito além de saber o que faz bem e o que faz mal, o que devemos evitar e o que devemos preferir, vai muito além de consumir nutrientes benéficos para o organismo, reeducação alimentar envolve cuidado com as escolhas, atenção ao momento da refeição e principalmente saber aproveitar o que a comida nos oferece de melhor, o prazer!!

  • Dica para lanches intermediários

    Ficar desesperado de fome é um passaporte perfeito para cometermos exageros. Quando estamos morrendo de fome não somos seletivos e comemos a primeira coisa que aparece, além disso, comemos muito mais rápido (o cérebro demora em média 20 minutos para receber a mensagem de saciedade) e por isso comemos muito mais. Portanto, fazer lanches entre as refeições é fundamental para que possamos chegar mais tranquilos e conscientes na próxima refeição. Eu amo a combinação de sabores e texturas das oleaginosas com frutas secas, gosto especialmente das amêndoas com nozes e uvas passas, além de delicioso, é um lanchinho prático, rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e gorduras de ótima qualidade. E você? Já fez seu lanchinho da tarde hoje?

  • Gergelim

    Quem gosta de gergelim? Eu AMO! Essa sementinha contém muito cálcio e por este motivo auxilia na manutenção de ossos fortes, contração muscular, perda de gordura corporal e controle da pressão arterial. Melhora o funcionamento do intestino, previne problemas como hemorroidas, auxilia a perda de peso, controle da saciedade e glicemia. Também é fonte de gorduras boas que auxiliam o controle do colesterol. Não há grande diferença nutricional entre o gergelim branco e o preto, o importante é que ele esteja sempre com casca. É uma sementinha bem versátil, portanto, pode incrementar a salada, o arroz integral, o filé de frango, peixe ou carne, sopas, tortas, pães caseiros, biscoitos etc. 2 col. de sopa ao dia já é suficiente para trazer tais benefícios. Agende sua consulta e use a alimentação a seu favor

  • Ahhhhh o Chocolate

    Eu faço parte do grupo das pessoas que AMAM chocolate!! O mais legal dessa história é que consumido com moderação a versão amarga pode trazer benefícios à saúde. Isso por que o cacau contém flavonoides que são potentes antioxidantes podendo reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e câncer, além disso, contém óxido nítrico que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos contribuindo para a redução da pressão arterial, e um tipo de gordura insaturada chamada de ácido oleico, que auxilia na redução do mau colesterol. O chocolate amargo também estimula a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor, além de conter vitaminas do complexo B, A e D e minerais como potássio, manganês e magnésio. Que delícia não é mesmo? Mas não se anime demais, por possuírem uma quantidade muito menor de cacau, mais gordura saturada e açúcar, esses benefícios não se aplicam ás versões ao leite e branco, portanto, atenção redobrada nas quantidades dessas versões A recomendação para o chocolate amargo é de 20 a 30 gramas ao dia, mas tudo depende de pessoa para pessoa. Procure um nutricionista para saber quanto chocolate você pode consumir para poder aproveitar estes benefícios sem que isso atrapalhe seu controle de peso.

  • Arroz com feijão: Uma história de amor perfeita

    Essa dupla super nutritiva sofre certo preconceito por algumas pessoas que querem perder peso, mas, o que muitos não sabem é que a junção do arroz (preferencialmente integral) com o feijão pode até ajudar na luta contra a balança. O arroz integral é um carboidrato complexo rico em fibras e vitaminas do complexo B. O feijão é uma fonte de proteína vegetal também rico em fibras, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Como vimos, os dois são ricos em fibras que auxiliam na saciedade, controlam a absorção de glicose e gordura e favorecem o transito intestinal, sendo assim, além de ajudarem na perda de peso, também auxiliam no controle do colesterol, da glicemia e na prevenção do câncer de intestino. Juntos eles contém todos os aminoácidos essenciais, (os aminoácidos que faltam no arroz encontramos no feijão e os faltam no feijão encontramos no arroz) formando uma proteína completa. Se consumidos separadamente esses dois alimentos não trazem tantos benefícios quanto quando consumidos juntos. Então, não dispense essa dupla tão especial das suas refeições. Claro que não devemos comer à vontade, procure um nutricionista para que ele possa prescrever a sua quantidade ideal

  • Biomassa de banana verde

    Que tal espessar suas preparações com um alimento que trará benefícios à sua saúde e pode auxiliar na sua perda de peso? Eu estou falando da biomassa de banana verde!! Ela possui amido resistente, um tipo de fibra que o organismo não consegue digerir, esta fibra alimenta as bactérias boas do intestino melhorando a microbiota intestinal favorecendo a melhora da imunidade. Além disso, auxilia na prevenção do câncer de intestino, pois, contribui para seu melhor funcionamento. Por ser rica em fibra, aumenta o poder de saciedade, auxilia no controle da absorção de gordura e glicose, prevenindo assim, o surgimento de doenças crônicas como colesterol alto, diabetes e obesidade. A biomassa não altera o sabor das preparações e substitui qualquer espessante, pode substituir, por exemplo, o creme de leite no strogonoff. Veja a receita: Lave bem com esponja e detergente, 5 bananas verdes, cortando as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida leve em uma panela de pressão de 7 litros com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Separe as cascas das polpas e coloque-as bem quentes no processador ou liquidificador, triture até que fique uma massa homogênea. Armazenar em geladeira até 1 semana (dá para congelar) A recomendação é de até 2 colheres de sopa ao dia, mas cada caso é um caso, portanto, consulte um nutricionista para saber qual o melhor momento do dia e quantidade ideal para você.

  • Xô TMP

    Você sofre com a TPM? Alguns alimentos podem minimizar os incômodos deste período complicado. Minerais como o magnésio e zinco que são encontrados em alimentos como aveia, vagem, oleaginosas, vegetais verdes escuros, gengibre e centeio auxiliam no controle da irritabilidade, insônia e diminuem aquela vontade exagerada de comer doces; Alimentos ricos em Vit. B6 como banana, arroz integral, lentilha e alimentos ricos em potássio: ameixa seca, espinafre e feijão auxiliam no controle da retenção de liquido; Os alimentos ricos em vitamina E: Abacate, oleaginosas, azeite de oliva e ricos em ômega 3 e 9 (sardinha, atum, linhaça), auxiliam na redução das dores de cabeça, dor nos seios e cólicas. Vontade de comer chocolate? Tenho uma boa notícia!! O cacau pode ajudar, prefira os chocolates amargos com maior teor de cacau, menos gordura e açúcar, mas não passe de 25g por dia. Consuma alimentos ricos em fibras como linhaça, aveia, cereais integrais, e vegetais para auxiliar o funcionamento do intestino e não se esqueça de beber bastante água. Viu só? Mantendo uma alimentação equilibrada todos os sintomas da TPM podem ser minimizados. Opte pela qualidade de vida, agende uma consulta nutricional e veja como sua alimentação pode influenciar diretamente na forma como se sente