O que é mindful eating?

Mindful eating vem do mindfulness, que significa atenção plena. Mindfulness é a consciência do que acontece dentro e fora de nós, momento a momento, com abertura e curiosidade, sem julgamento, simplesmente vivendo o momento. Resgatando a atenção plena, melhoramos a nossa capacidade de fazer escolhas mais saudáveis para nós mesmos, pois, passamos a nos dar conta de como inconscientemente nós nos sabotamos com nossos comportamentos condicionados e automáticos. Ou seja, praticar mindfulness nos ajuda a sair do piloto automático e ter consciência sobre as nossas escolhas, o que nos trás liberdade. 

Mindful eating, nada mais é do que comer com atenção plena. O mindful eating nos auxilia a nos tornarmos mais atentos à todos os aspectos que envolvem nossa alimentação, nos auxiliando a estar mais  conectados com nossos sinais internos e nossas reais necessidades, desta forma, passamos a nos basear na nossa sabedoria interna para fazer nossas escolhas alimentares e não mais em gatilhos emocionais ou ambientais que nos fazem comer muitas vezes de forma exagerada sem nem perceber ou sentir o sabor da comida. Passamos a usar todos os nossos sentidos para escolhermos alimentos que são realmente satisfatórios e nutritivos, começamos a saborear mais nossas refeições e aproveitar o alimento sem julgar ou se apegar à ele e principalmente, aprendemos a identificar e estar atento aos nossos sinais de fome e saciedade, aprendendo a respeitar nosso corpo dando à ele a quantidade de comida que ele realmente precisa, nem mais e nem menos.

Protocolo Eat for Life (Comer para a vida)

O Eat for life é um protocolo de mindful eating criando por uma psicóloga americana chamada Lynn Rossy, com quem tive a honra de me formar instrutura em Julho de 2019, trata-se de um programa de dez semanas baseado em Mindfulness para criar um relacionamento saudável com a comida, seu corpo e sua mente. Trata-se de um programa holístico de bem estar que ajuda você a restabelecer contato com sua sabedoria interna com a comida, com seu corpo e com você mesmo como um todo. Este curso usa mindfulness para promover consciência de padrões mentais e scripts que geram conflito com a comida e seu corpo, você aprende a desenvolver compaixão e responder à estes padrões mentais com maior flexibilidade e consciência, para que você passe a comer e viver de forma mais atenta e presente. O programa eat for life, também incorpora os princípios da alimentação intuitiva para que você aprenda a comer com base na sua sabedoria e sinais internos e não impulsivamente por estímulos externos.

A pesquisa Eat for life indica que após 10 semanas de curso as pessoas se tornam mais intuitivas (comendo com base em sinais de fome em vez de estímulos emocionais ou ambientais ), passam a ter um comportamento alimentar mais saudável e em paz com a comida, desenvolvem melhor imagem corporal e aumentam seu nível de mindfulness (atenção plena) (Bush, Rossy, Mintz & Schopp, 2014) 

Temas trabalhados no programa

Semana 1 - Basico do Mindful eating - Rejeitando a mentalidade de dieta e aprendendo a comer com mais consciência e presença

Semana 2 - Conversa com o corpo - O que seu corpo está te dizendo e o que você está dizendo ao seu corpo?

Semana 3 - Sabedoria Alimentar - Equilibrando as 3 sabedorias alimentares (a) não existe alimento proibido (b) comendo s "quantidade certa" (c) Conhecendo e respeitando seus padrões e gatilhos alimentares 

Semana 4 - Pensamentos sobre comida - Saiba o que são e como ouvi-los

Semana 5 - Do que você realmente (realmente) tem fome? - Deixar de usar a comida para resolver suas emoções e passar a ouvir cuidadosamente o que o corpo, coração e mente estão pedindo 

Semana 6 - Apoiando a saciedade e satisfação - Aprendendo como a comida pode trazer equilíbrio e saúde

Semana 7 - Tornando-se fisicamente ativo - Remover empecilhos à atividade física, descobrir maneiras de se tornar mais ativo e descobrir os benefícios de ser fisicamente ativo 

Semana 8 - Tornando-se um conhecedor consciente - Aprender a comer de maneira a dar suporte ao seu corpo, coração e mente, bem como ao coletivo. Encontrar prazer e alegria em descobrir novas formas de comer 

Semana 9 - Respeitando e apreciando seu corpo - Se tornar amigo do seu corpo para sentir prazer em trata-lo com gentileza 

Semana 10  - Comendo para a vida - Continuando o caminho do Mindful eating, revisão geral do programa.

Grupos: online e presenciais (Em breve informações sobre a data para inscrição e inicio das novas turmas)

Individual: Online e presencial   

Informações sobre valores e inscrições

WhatsApp: (11) 995775118

R. Quararibéia, 312 - Vila Isa, São Paulo - SP, 04689-220, Brazil

©2019 by Nutricionista Isabella Bernat.